A partir do dia 14 de Agosto, as pessoas que não realizaram o saque do PIS/PASEP na primeira etapa, terão nova oportunidade. Mesmo hoje sendo MEI você tem direito ao fundo do PIS/PASEP. Não deixe de conferir. Faça uma consulta e verifique se você tem saldo a receber. É preciso informar o CPF ou o NIS (Número de Identificação Social) e a data de nascimento. O número pode ser encontrado no Cartão Cidadão, nas anotações gerais da Carteira de Trabalho antiga, na página de identificação da carteira nova e no extrato impresso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Nessa segunda etapa, pessoas de qualquer idade poderão realizar o saque. As cotas são recursos depositados entre os anos de 1971 e 1988, quando as contas ficaram inativas. Tem direito a receber o Fundo PIS-Pasep quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada ou foi servidor público civil ou militar entre 1971 e 1988. A média de valor para cada beneficiário é de R$ 1.375, mas o Ministério do Planejamento afirma que o valor a ser recebido depende de quanto tempo a pessoa trabalhou no período em que vigorou o fundo.
As contas do PIS, vinculadas aos trabalhadores do setor privado, são administradas pela Caixa Econômica Federal. Já as do Pasep, vinculadas aos servidores públicos, são administradas pelo Banco do Brasil.