Atrasar ou não declarar o Imposto de Renda

10
MEI – Ocupações incluídas e excluídas
14 de janeiro de 2019
Post 1 EIPOMPEU
Reforma muda aposentadoria do MEI?
11 de abril de 2019

Atrasar ou não declarar o Imposto de Renda

Post EIPOMPEU

O que acontece se eu atrasar o IR?

Declarar o Imposto de Renda é crucial para manter as obrigações em dia e, principalmente, evitar problemas com a Receita Federal. Quem não faz isso está sujeito a prejuízos financeiros bem maiores do que o imposto devido.

Caso você atrase a sua declaração de IR, a Receita Federal ainda determina um prazo extra para a entrega das declarações atrasadas. Ou seja, se você não declarou dentro do prazo oficial, poderá ter mais alguns dias para enviar a declaração em atraso, mas terá que pagar multa.

Caso você não deva imposto, pagará uma quantia estabelecida pela Receita. Já se dever, a multa é calculada de acordo com os dias em atraso. Atualmente, é estabelecida uma porcentagem de 1% ao mês sobre o valor total do imposto devido, chegando a 20%.

 

E se eu não declarar Imposto de Renda, o que acontece?

Se você não enviar a declaração do Imposto de Renda, a situação é ainda mais séria. Você pode ser processado e investigado por crime de sonegação fiscal e pegar reclusão entre 2 e 5 anos. O fisco ainda poderá cobrar multa pelo atraso na entrega e o imposto devido acrescido de até 150% com juros Selic.

Como comentamos, os valores podem variar de acordo com a cobrança de 1% do total do imposto devido, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74, e o máximo é de R$ 20% sobre o valor total do tributo cobrado.

Você sabe quanto custa ter uma vida tranquila, livre de problemas e dores de cabeça? Custa pequenos atos. Nem todos são tão prazerosos assim, mas não dá para correr daquilo que é um dever.

“Se eu não declarar o Imposto de Renda o que acontece com minha vida financeira?” Saiba que também poderá ser um verdadeiro caos. Você não terá problemas apenas com o Leão. Além de punições da Receita Federal, você não vai conseguir pedir um empréstimo no banco ou fazer financiamentos de carro ou imóvel.

Seu CPF ficará irregular e, com isso, você ouvirá muitos “nãos” ao buscar serviços em instituições financeiras, mesmo para fazer investimentos, e não vai conseguir investir em:

• títulos públicos;

• fundos imobiliários;

• diversas outras aplicações.

E vamos além. Se você desejar fazer uma viagem internacional, terá problemas para tirar seu passaporte. Se passar em um concurso público, não declarar o Imposto de Renda também pode ser um entrave para a posse na vaga.

 

Não perca tempo! Agende seu horário com a CMO Contabilidade fique livre de problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>